Académica quebra na Luz
Benfica está na final
O Benfica garantiu a passagem à final do playoff da Liga Portuguesa de Basquetebol, depois de ter derrotado a equipa da Académica de Coimbra, por 83-69, no quinto jogo, que serviu de desempate na eliminatória. Ficou então conhecido o adversário que vai defrontar, já no próximo fim-de-semana, os actuais campeões nacionais, Ovarense Dolce Vita, na defesa do título conquistado a época passada.
Mas não foi fácil o triunfo dos encarnados, que só no último quarto da partida confirmaram a passagem à eliminatória seguinte. Embora liderando a marcha do marcador durante toda a 1ª parte, os comandados de Henrique Vieira nunca conseguiriam obter uma vantagem suficientemente confortável que lhes pudesse transmitir alguma tranquilidade numa partida com as características tão especiais como uma negra.
No reatamento do encontro a formação da casa vencia por 35-29, mas não foi capaz de dilatar a vantagem durante todo o 3º período, pela forma determinada como os estudantes teimavam em manter-se na discussão do resultado e da eliminatória. Só no derradeiro quarto da partida é que os benfiquistas se afastaram no marcador, mercê de um parcial de 23-16, que acabou por dar ao resultado final uma imagem um pouco distorcida do desenrolar do encontro.
Parabéns às duas equipas pela emoção que proporcionaram durante a série. Ao Benfica por ter conseguido apurar-se para a final onde irá agora ter pela frente a forte equipa de Ovar que quererá com toda a certeza querer conquistar o único troféu que lhe falta na presente temporada, e à Académica pela forma brava e, em determinadas alturas quase heróica, como se bateu diante o seu opositor.
Decisivo na partida acabaria por ser o norte-americano Seth Doliboa (33 pontos, 8 ressaltos e 3 roubos de bola), bem secundado pelo seu companheiro interior Elvis Évora (12 pontos, 9 ressaltos, 3 desarmes de lançamento e 2 roubos de bola). Em conjunto somaram mais de metade dos pontos e dos ressaltos da equipa. Nos visitantes, a dupla norte-americana composta por Anthony Williams (19 pontos, 9 ressaltos, 2 roubos de bola) e Karlton Mims (17 pontos, 4 ressaltos, 3 assistências e 3 roubos de bola) prolongou até onde foi possível o sonho de chegar à final.