Académica ainda sonha com a final
As duas derrotas da Académica na Luz não deixam margem de manobra à equipa de Coimbra este sábado. Uma derrota significa o adeus ao playoff, por isso este terceiro jogo das meias-finais diante do Benfica é o tudo ou nada para os estudantes. Mas do outro lado estará uma equipa que não perdeu qualquer jogo na fase regular e que se apresenta em Coimbra com uma confortável vantagem de dois triunfos já conquistados nesta eliminatória...
A Académica bateu-se muito bem no segundo encontro desta meia-final, na Luz, mas acabou por perder o jogo, após três prolongamentos (105-103), e ficou em maus lençóis. É verdade que este sábado joga em casa, mas frente a uma equipa como o Benfica esse factor pode não ser determinante.
Todavia, o treinador Norberto Alves não perde a esperança e acredita que ainda é possível a sua equipa chegar à final. “Espero que seja um jogo equilibrado e que no fim possamos ganhar ao Benfica. Só esse cenário é que nos permite ainda sonhar”, referiu.
E lamentou não ter conseguido vencer na Luz. “No último jogo houve o problema das faltas, além de outros que quem viu encontro pode analisar. Mas, para ganharmos esta terceira partida em casa, temos de procurar o jogo colectivo e apelar ao espírito de sofrimento do grupo”, avisou, esperando contar com as bancadas do pavilhão bem compostas. “Apelo a que venha muita gente apoiar-nos, em especial os estudantes, que têm entrada gratuita.”
Diogo Simões, por sua vez, afiança que o segredo neste confronto passará por “jogar nos limites”. “Conhecemos bem o nosso adversário, mas conhecemos ainda melhor o nosso valor e sabemos que sendo colectivos, desinibidos e jogando nos limites poderemos discutir e forçar um quarto jogo”, considerou o atleta. “Provámos durante todo o campeonato que, actuando como equipa, somos capazes de jogar para vencer qualquer adversário e o último jogo com o Benfica foi bem a prova disso.”
E tal como Norberto Alves, o jogador também deseja ter a casa bem composta. “Esperamos o apoio do nosso público e desejamos fazer mais um bom jogo, pois jogar bom basquetebol dá-nos muito prazer.”
Calendário da meia-final
1º jogo: Benfica-Académica, 78-54
2º jogo: Benfica-Académica, 105-103
3º jogo: Académica-Benfica (sábado)
4º jogo: Académica-Benfica (domingo)*
5º jogo: Benfica-Académica (quarta-feira)*
* Se necessário