DIFÍCIL MAS POSSÍVEL
Norberto Alves antevê meia-final com Benfica
Norberto Alves antevê meia-final com Benfica
Benfica e Académica de Coimbra iniciam já esta sexta-feira, às 21 horas, no pavilhão Império Bonança, na Luz, a discussão de uma das meias-finais do campeonato da Liga Portuguesa de Basquetebol. Para o treinador Norberto Alves a presença nesta fase da prova é a recompensa pelo esforço e coesão que o grupo teve ao longo da época, que para poder continuar a sonhar em ir mais além tem de seguir à risca o plano de jogo, de modo a ter o encontro fechado até ao final.
O segredo da boa época que a equipa de Coimbra está a realizar é, na opinião do treinador Norberto Alves, a coesão que o grupo revelou ao longo da temporada, colocando sempre os interesses do conjunto em primeiro lugar. “Penso que é um prémio justo para toda a nossa organização. Todos os elementos perceberam bem o seu papel e cumpriram-no para lá do que era pedido. Fomos ganhando confiança à medida que a época decorria e nos jogos mais importantes respondemos de forma positiva, dando cada um o máximo em prol da equipa. Sem jogadores com experiência nesta Liga, e com numa organização amadora, percebemos a importância de estarmos sempre unidos.”
A tarefa não se adivinha nada fácil para os comandados de Norberto Alves. “Sabemos que vai ser uma série muito difícil, contra uma equipa que tem outros argumentos ao nível da experiência, capacidade física, qualidade e quantidade de plantel. Mas não é impossível. E vamos com a humildade, atitude e coesão de sempre vencer esta eliminatória. Acredito que é possível. Será muito difícil mas possível e vamos agarrar-nos a essa possibilidade.”
Norberto vai regressar a uma casa onde já trabalhou – não teve na altura oportunidade de terminar o seu projecto –, para defrontar o Benfica mais forte dos últimos anos. “ De facto teria preferido o FC Porto, porque teríamos mais possibilidades de vencer a eliminatória e isso sim é que é importante. O resto fica para a história de decisões tomadas e de quem as tomou. Com os resultados que se conhecem. A maior satisfação é estar na 3ª época na Académica, numa organização à minha imagem e que nestes 3 anos sempre atingiu os objectivos que se propôs e que em boa verdade até os superou. Nem todos podem dizer o mesmo.”
Para ter hipóteses de vencer Norberto sabe bem o que a sua equipa terá de ser capaz de fazer nos embates desta eliminatória. “É de facto uma grande equipa, não só numa perspectiva individual mas também colectiva. O treinador Henrique Vieira e toda a equipa está de parabéns pela forma como jogam e pelo fantástico campeonato que estão a realizar. Para vencer temos primeiro que equilibrar os jogos – o que não aconteceu na fase regular nomeadamente no jogo na Luz. Temos que estar nos momentos finais dos jogos com possibilidades de ganhar e para isso temos de seguir á risca o nosso plano, estando muito concentrados, comunicando constantemente e procurando de uma maneira inteligente criar as nossas vantagens e condicionar os excelentes executantes que o nosso adversário tem. Espero que sejam bons jogos que as pessoas gostem de assistir. Para nós é um prémio. O prémio de quem não se deixa abater.”
(texto e foto retirados do sítio da FPB)