quinta-feira, 28 de maio de 2009

BOLETIM "ACADÉMICA BASQUETEBOL" - nº 5 (29.05.2009)


(clic na imagem para ampliar)

BOLETIM "ACADÉMICA BASQUETEBOL" - nº 4 - Edição Especial (24.05.2009)


(clic na imagem para ampliar)

CAMPEÃO DAS PROVÍNCIAS - 29.05.2009


(clic para aumentar a imagem)

SÍTIO DOS PARDALITOS DO CHOUPAL - 29.05.2009

Basquete: Benfica 83 Académica 69


A Académica está a perder , no final do 2º Período com o Benfica por 47 a 42. tarefa difícil, mas vamos acreditar que a passagem à final é possível.
A Académica perde agora por 7 pontos no final do 3º Período.
Vamos agora para o último período.
Estamos sensivelmente a meio do 4º período. 8 pontos separam as duas equipas.
O Benfica infelizmente disparou e são agora 20 os pontos a separar as duas equipas. faltam 2.15 para o final.

O sonho acabou, mas a Briosa foi digna do seu nome.
Parabéns aos briosos rapazes que se bateram de igual para igual com o Benfica, tendo sido inclusivamente melhores em 3 dos 5 jogos.

SÍTIO DA SIMPLESMENTE BRIOSA - 29.05.2009

Briosa equipa!


Vai ser o vencedor da fase regular contra o tricampeão na final da Liga de basquetebol. O Benfica vai discutir o título com a Ovarense, depois de vencer, ontem, a Académica, por 83-69, no quinto e decisivo jogo das meias-finais, disputado no Pavilhão Império Bonança, em Lisboa.

Seth Doliboa, do Benfica, marcou 33 pontos e conquistou oito ressaltos, mostrando-se especialmente inspirado nos lançamentos triplos: o norte-americano converteu sete dos oito tentados. Sérgio Ramos (14), António Tavares (13) e Elvis Évora (12) foram os outros marcadores do Benfica acima dos dez pontos.

Na Académica, que vendeu cara a eliminação apesar de ter perdido os dois primeiros jogos, destacaram-se Anthony Williams (19), Karlton Jr. (17) e Manuel Johnson (14 e 11 ressaltos).

O Benfica saiu vencedor nos dois encontros com a Ovarense na fase regular do campeonato. Na Luz, em Dezembro, os “encarnados” ganharam 89-73, e em Ovar, em Abril, repetiram o triunfo, desta vez por 59-76. A Ovarense, por seu turno, ganhou (90-88) nas meias-finais da Taça de Portugal, prova que acabaria depois por vencer.

SÍTIO DA FPB - 29.05.2009

Académica quebra na Luz
Benfica está na final

O Benfica garantiu a passagem à final do playoff da Liga Portuguesa de Basquetebol, depois de ter derrotado a equipa da Académica de Coimbra, por 83-69, no quinto jogo, que serviu de desempate na eliminatória. Ficou então conhecido o adversário que vai defrontar, já no próximo fim-de-semana, os actuais campeões nacionais, Ovarense Dolce Vita, na defesa do título conquistado a época passada.


Mas não foi fácil o triunfo dos encarnados, que só no último quarto da partida confirmaram a passagem à eliminatória seguinte. Embora liderando a marcha do marcador durante toda a 1ª parte, os comandados de Henrique Vieira nunca conseguiriam obter uma vantagem suficientemente confortável que lhes pudesse transmitir alguma tranquilidade numa partida com as características tão especiais como uma negra.

No reatamento do encontro a formação da casa vencia por 35-29, mas não foi capaz de dilatar a vantagem durante todo o 3º período, pela forma determinada como os estudantes teimavam em manter-se na discussão do resultado e da eliminatória. Só no derradeiro quarto da partida é que os benfiquistas se afastaram no marcador, mercê de um parcial de 23-16, que acabou por dar ao resultado final uma imagem um pouco distorcida do desenrolar do encontro.

Parabéns às duas equipas pela emoção que proporcionaram durante a série. Ao Benfica por ter conseguido apurar-se para a final onde irá agora ter pela frente a forte equipa de Ovar que quererá com toda a certeza querer conquistar o único troféu que lhe falta na presente temporada, e à Académica pela forma brava e, em determinadas alturas quase heróica, como se bateu diante o seu opositor.

Decisivo na partida acabaria por ser o norte-americano Seth Doliboa (33 pontos, 8 ressaltos e 3 roubos de bola), bem secundado pelo seu companheiro interior Elvis Évora (12 pontos, 9 ressaltos, 3 desarmes de lançamento e 2 roubos de bola). Em conjunto somaram mais de metade dos pontos e dos ressaltos da equipa. Nos visitantes, a dupla norte-americana composta por Anthony Williams (19 pontos, 9 ressaltos, 2 roubos de bola) e Karlton Mims (17 pontos, 4 ressaltos, 3 assistências e 3 roubos de bola) prolongou até onde foi possível o sonho de chegar à final.

DIÁRIO DE COIMBRA - 29.05.2009


(clic na imagem para aumentar)

O RECORD - 29.05.2009

(clic na imagem para aumentar)

O JOGO - 29.05.2009


(clic na imagem para aumentar)

DIÁRIO DE COIMBRA - 29.05.2009

(clic na imagem para aumentar)

AS BEIRAS - 29.05.2009

(clic na imagem para aumentar)

A BOLA - 28.05.2009

(clic na imagem para aumentar

quarta-feira, 27 de maio de 2009

A BOLA - 27.05.2009

(clic na imagem para aumentar)

O RECORD - 27.05.2009

(clic na imagem para aumentar)

AS BEIRAS - 26.05.2009

(clic para aumentar a imagem)
(clic na imagem para aumentar)

INFORDESPORTO - 27.05.2009


(clic na imagem para aumentar)

terça-feira, 26 de maio de 2009

PÁGINA DA FPF - 26/5/2009


“Vamos dar o máximo”
Fernando Sousa antecipa negra na Luz

Na próxima quarta-feira, às 21 horas, na Luz, Benfica e Académica vão decidir na negra qual das duas equipas irá defrontar os actuais campeões nacionais, Ovarense Dolce Vita, na final do campeonato da Liga Portuguesa de Basquetebol. Para Fernando Sousa, peça fundamental na equipa de Coimbra, a pressão estará presente em ambos os lados. Embora reconhecendo que o favoritismo recai sobre a turma encarnada, porque joga em casa, Fernando continua acreditar que é possível chegar à final do campeonato.


Depois do duplo triunfo, em Coimbra, este fim-de-semana, a equipa da Académica empatou a eliminatória (2-2), forçando a realização de um quinto encontro para se apurar o segundo finalista da competição. “Tudo se vai decidir no jogo da próxima quarta-feira. O Benfica joga em casa com o apoio do seu público, mas não deixa de ser um quinto jogo, onde existirá nervosismo nas duas equipas”, afirmou Fernando Neves

Depois de terem conseguido anular a desvantagem na série, os estudantes acreditam numa vitória no próximo encontro. “Vamos lá para dar o máximo e esperamos contar com o apoio dos nossos adeptos, até porque a Câmara de Coimbra disponibilizou um autocarro para transporte até Lisboa.”

Fernando relembra que o Benfica ”foi indiscutivelmente a melhor equipa durante a fase regular”, mas em basquetebol a época “decide-se em playoff”. A equipa que melhor “souber lidar com a pressão” terá mais probabilidades de ter sucesso.

Para o atleta português o segundo jogo da eliminatória, apesar da derrota da Académica, foi o momento chave da série. “Depois do 2º jogo passámos a acreditar que era possível bater o Benfica. E prova disso focou bem demonstrada nas duas vitórias que conseguimos este fim-de-semana. Continuamos a pensar que somos capazes de chegar à final, bastando para que tal aconteça vencer o encontro da Luz.”

AUTOCARROS APOIO

Os autocarros para o público - atletas, sócios, etc - saiem às 17.00 horas do Pavilhão Multidesportos.
O transporte é gratuito. Atenção que cada interessado em ir apoiar a Académica tem de pagar o seu bilhete que é de 10€.

SÍTIO DA ASSOCIAÇÃO ACADÉMICA DE COIMBRA - 26.05.209

Basquetebol: AAC - SLB num encontro decisivo

AAC disponibiliza autocarros

26.05.2009
A Associação Académica de Coimbra vai esta quarta-feira, 27, a Lisboa defrontar o Sport Lisboa e Benfica num jogo decisivo da meia-final da Liga Profissional de Basquetebol.

Depois da Eliminatória em Lisboa, que ficou com o resultado de 2-0, a Académica empatou a eliminatória em Coimbra, perante cerca de 3500 espectadores.

Este é o jogo decisivo que dá acesso à final, que vai ser disputada contra o Ovarense.

O encontro contra o Benfica decorre no Pavilhão da Luz, pelas 21 horas.

A AAC disponibiliza autocarros, a partir das 17h30, no edifício sede.

segunda-feira, 25 de maio de 2009

JORNAL DE NOTÍCIAS - 25.05.2009



















(clic na imagem para ampliar)

PIOLHO DA SOLUM (com filme) e Blog "Académica sempre)

O GIGANTE ESTÁ A ACORDAR … “SECÇÃO BASQUETEBOL DA AAC”
Vamos ver o pequeno Vídeo em:

http://opiolhodasolum.blogspot.com/?zx=bb603b19803ad4a4



Blog de Futebol da AAC (http://academicasempre.blogspot.com) grande texto
Domingo, Maio 24, 2009

Hino ao basquetebol!

A Académica venceu o Benfica por 90-87 no 4º jogo das meias finais dos playoffs da Liga de Basquetebol, levando a decisão da passagem à final para o quinto e último jogo (quarta-feira, dia 27 de Maio, em Lisboa).
O jogo - o mais emociante jogo de basquetebol que alguma vez vi, NBA incluída - foi impróprio para cardíacos. Com trocas e empates constantes no marcador, foram precisos 3 prolongamentos para decidir o vencedor. Os jogadores da Académica mostraram talento, querer e cabeça durante todo o jogo e, especialmente, nos momentos mais críticos. Foram assim os justos vencedores.
Nunca uma vitória da Académica me soube tão bem e me deu tanta satisfação. Foi um hino ao basquetebol e um marco na gloriosa história da Académica! O triplo de Fernando Sousa, do meio campo, a empatar o jogo no último segundo, ficará para sempre na memória colectiva da Briosa!
Não me perguntem pela marcha do marcador, nem por estatísticas individuais. Estive durante todo o jogo profundamente imerso naquele ambiente fantástico que se viveu hoje no Pavilhão Multidesportos de Coimbra.
Apenas consigo dizer que Karlton Mims, Fernando Sousa e Diogo Simões lideraram o ataque academista e que "Scooby" Johnson mostrou uma vez mais ser um guerreiro, jogando lesionado a partir do final do 3º período do tempo regulamentar. Jogaram ainda Anthony Williams, Nuno Sousa e Bruno Costa. No Benfica, apenas Sérgio Ramos e, no final, também Elvis Évora conseguiram furar a defesa academista. No entanto, estes dois jogadores mostraram-se muito nervosos, muito implicativos e até violentos (sobretudo Elvis), tendo sido expulsos no 3º prolongamento. Foi aí que acabou o Benfica. Sem soluções ofensivas, os de Lisboa caíram por terra e a Académica voou mais alto.

Nesta "road to the finals", quarta-feira vou a Lisboa, custe o que custar.
Quero fazer um apelo a todos os academistas para se deslocarem ao pavilhão da luz, para ajudar a nossa briosa a conquistar mais uma vitória. Apelo sobretudo aos inúmeros academistas que vivem e trabalham em Lisboa. Apareçam, que não se arrependem. A Académica já mostrou que tem argumentos para disputar os jogos, quer em Coimbra quer em Lisboa, e ultrapassar o Benfica.

AAAAAAAC, Académica, Académica!

SÍTIO DA FPB - 24.05.2009

ACADÉMICA E BENFICA VÃO À NEGRA

Estudantes vencem após 3 prolongamentos

A Académica de Coimbra derrotou, após 3 prolongamentos (90-87) – empate a 57 pontos no final do tempo regulamentar -, em Coimbra, o Benfica; empatou a série a dois; conquistou o direito a disputar a negra e, simultaneamente, de poder continuar a ambicionar com uma presença na final do Campeonato da Liga Portuguesa. Se no primeiro encontro da série decidido em tempo extra a sorte sorriu aos encarnados, desta vez os pupilos de Norberto Alves foram mais fortes, mantendo-se, assim, na corrida ao título, algo que poucos acreditariam depois das duas derrotas averbadas em Lisboa.


À imagem do que tinha sucedido no jogo anterior, a equipa de Coimbra voltou a estar muito bem defensivamente, reduzindo a produção ofensiva encarnada a apenas 57 pontos durante o tempo regulamentar. Mas a forma como os benfiquistas terminaram a 1ª parte levava a pensar que as coisas poderiam tornar-se fáceis para o conjunto lisboeta.

Depois do equilibrio verificado durante o 1ª período, que terminou com o resultado em 10-8, favorável à equipa da casa, os comandados de Henrique Vieira conseguiriam durante o 2º quarto um parcial de 24-10, atingindo o intervalo a vencer por 32-20.

O intervalo fez bem aos estudantes, que regressaram do balneário dispostos a alterar o rumo dos acontecimentos. O 3º período foi dominado pelos visitados, que em apenas 10 minutos foram capazes de voltar a encostar o resultado, iniciando o derradeiro quarto do encontro a perder apenas pela diferença mínima (41-42).

Tal como tinha acontecido no 2º jogo do passado fim-de-semana, a emoção e a incerteza do vencedor foi uma constante até final. Os 40 minutos regulamentares não foram suficientes para encontrar o vencedor (57-57) e só no 3º prolongamento é que o conjunto de Coimbra assegurou a vitória no encontro (90-87).

Um justo prémio para a equipa de Norberto Alves, que depois da dupla derrota com que principiou a eliminatória, a última das quais após 3 prolongamentos, conseguiu ter forças e ânimo para empatar a série, obrigando o favorito Benfica a ter que disputar a lotaria da negra.

A dupla nacional Fernando Sousa (23 pontos, 7 faltas provocadas, 6 ressaltos, 2 roubos de bola e 1 assistência) e Diogo Simões (16 pontos, 6 ressaltos, 4 assistências e 3 roubos de bola) voltou a ser peça preponderante no triunfo dos estudantes, tendo contado ainda com a preciosa ajuda do norte-americano Karlton Jr (29 pontos, 6 assistências, 4 ressaltos e 2 roubos de bola). Nos encarnados, a habitual dupla Sérgio Ramos (35 pontos e 8 ressaltos) e Seth Doliboa (17 pontos e 9 ressaltos) vendeu cara a derrota.

1º jogo: Benfica-Académica, 78-54
2º jogo: Benfica-Académica, 105-103
3º jogo: Académica-Benfica, 64-54
4º jogo: Académica-Benfica, 90-87
5º jogo: Benfica-Académica (quarta-feira, 21 horas)

O RECORD - 25.05.2009



















(clic na imagem para aumentar)

A BOLA - 25.05.2009



















(clic na imagem para aumentar)

O JOGO - 25.05.2009



















(clic na imagem para aumentar)

DIÁRIO DE COIMBRA - 25.05.2009



















(clic na imagem para aumentar)

AS BEIRAS - 25.05.2009















(clic na imagem para aumentar)

sexta-feira, 22 de maio de 2009

NA PÁGINA DA FPB - 22.05.2009


Académica ainda sonha com a final

As duas derrotas da Académica na Luz não deixam margem de manobra à equipa de Coimbra este sábado. Uma derrota significa o adeus ao playoff, por isso este terceiro jogo das meias-finais diante do Benfica é o tudo ou nada para os estudantes. Mas do outro lado estará uma equipa que não perdeu qualquer jogo na fase regular e que se apresenta em Coimbra com uma confortável vantagem de dois triunfos já conquistados nesta eliminatória...


A Académica bateu-se muito bem no segundo encontro desta meia-final, na Luz, mas acabou por perder o jogo, após três prolongamentos (105-103), e ficou em maus lençóis. É verdade que este sábado joga em casa, mas frente a uma equipa como o Benfica esse factor pode não ser determinante.

Todavia, o treinador Norberto Alves não perde a esperança e acredita que ainda é possível a sua equipa chegar à final. “Espero que seja um jogo equilibrado e que no fim possamos ganhar ao Benfica. Só esse cenário é que nos permite ainda sonhar”, referiu.

E lamentou não ter conseguido vencer na Luz. “No último jogo houve o problema das faltas, além de outros que quem viu encontro pode analisar. Mas, para ganharmos esta terceira partida em casa, temos de procurar o jogo colectivo e apelar ao espírito de sofrimento do grupo”, avisou, esperando contar com as bancadas do pavilhão bem compostas. “Apelo a que venha muita gente apoiar-nos, em especial os estudantes, que têm entrada gratuita.”

Diogo Simões, por sua vez, afiança que o segredo neste confronto passará por “jogar nos limites”. “Conhecemos bem o nosso adversário, mas conhecemos ainda melhor o nosso valor e sabemos que sendo colectivos, desinibidos e jogando nos limites poderemos discutir e forçar um quarto jogo”, considerou o atleta. “Provámos durante todo o campeonato que, actuando como equipa, somos capazes de jogar para vencer qualquer adversário e o último jogo com o Benfica foi bem a prova disso.”

E tal como Norberto Alves, o jogador também deseja ter a casa bem composta. “Esperamos o apoio do nosso público e desejamos fazer mais um bom jogo, pois jogar bom basquetebol dá-nos muito prazer.”

Calendário da meia-final

1º jogo: Benfica-Académica, 78-54
2º jogo: Benfica-Académica, 105-103
3º jogo: Académica-Benfica (sábado)
4º jogo: Académica-Benfica (domingo)*
5º jogo: Benfica-Académica (quarta-feira)*

* Se necessário

BOLETIM "ACADÉMICA BASQUETEBOL" - nº 3





Distribuido a 21/'5/2009
(clic na imagem para aumentar)
A Bola - 22/05/2009
(clic para aumentar a imagem)
Diário de Coimbra - 22/05/2009
(clic na imagem para aumentar)
As Beiras - 22.05.2009
(clic na imagem para aumentar)

quarta-feira, 13 de maio de 2009

NORBERTO ALVES EM ENTREVISTA À FPB


DIFÍCIL MAS POSSÍVEL
Norberto Alves antevê meia-final com Benfica

Benfica e Académica de Coimbra iniciam já esta sexta-feira, às 21 horas, no pavilhão Império Bonança, na Luz, a discussão de uma das meias-finais do campeonato da Liga Portuguesa de Basquetebol. Para o treinador Norberto Alves a presença nesta fase da prova é a recompensa pelo esforço e coesão que o grupo teve ao longo da época, que para poder continuar a sonhar em ir mais além tem de seguir à risca o plano de jogo, de modo a ter o encontro fechado até ao final.


O segredo da boa época que a equipa de Coimbra está a realizar é, na opinião do treinador Norberto Alves, a coesão que o grupo revelou ao longo da temporada, colocando sempre os interesses do conjunto em primeiro lugar. “Penso que é um prémio justo para toda a nossa organização. Todos os elementos perceberam bem o seu papel e cumpriram-no para lá do que era pedido. Fomos ganhando confiança à medida que a época decorria e nos jogos mais importantes respondemos de forma positiva, dando cada um o máximo em prol da equipa. Sem jogadores com experiência nesta Liga, e com numa organização amadora, percebemos a importância de estarmos sempre unidos.”

A tarefa não se adivinha nada fácil para os comandados de Norberto Alves. “Sabemos que vai ser uma série muito difícil, contra uma equipa que tem outros argumentos ao nível da experiência, capacidade física, qualidade e quantidade de plantel. Mas não é impossível. E vamos com a humildade, atitude e coesão de sempre vencer esta eliminatória. Acredito que é possível. Será muito difícil mas possível e vamos agarrar-nos a essa possibilidade.”

Norberto vai regressar a uma casa onde já trabalhou – não teve na altura oportunidade de terminar o seu projecto –, para defrontar o Benfica mais forte dos últimos anos. “ De facto teria preferido o FC Porto, porque teríamos mais possibilidades de vencer a eliminatória e isso sim é que é importante. O resto fica para a história de decisões tomadas e de quem as tomou. Com os resultados que se conhecem. A maior satisfação é estar na 3ª época na Académica, numa organização à minha imagem e que nestes 3 anos sempre atingiu os objectivos que se propôs e que em boa verdade até os superou. Nem todos podem dizer o mesmo.”

Para ter hipóteses de vencer Norberto sabe bem o que a sua equipa terá de ser capaz de fazer nos embates desta eliminatória. “É de facto uma grande equipa, não só numa perspectiva individual mas também colectiva. O treinador Henrique Vieira e toda a equipa está de parabéns pela forma como jogam e pelo fantástico campeonato que estão a realizar. Para vencer temos primeiro que equilibrar os jogos – o que não aconteceu na fase regular nomeadamente no jogo na Luz. Temos que estar nos momentos finais dos jogos com possibilidades de ganhar e para isso temos de seguir á risca o nosso plano, estando muito concentrados, comunicando constantemente e procurando de uma maneira inteligente criar as nossas vantagens e condicionar os excelentes executantes que o nosso adversário tem. Espero que sejam bons jogos que as pessoas gostem de assistir. Para nós é um prémio. O prémio de quem não se deixa abater.”
(texto e foto retirados do sítio da FPB)

ACADÉMICA NA SPORT TV 1

ACADÉMICA PROMOVE ACÇÃO "PAIS & MÃES"

BOLETIM "ACADÉMICA BASQUETEBOL" - nº 1